top of page
Audiometria-tonal-e-vocal-Exame.jpg

Impedânciometria

Exame indolor, rápido e eficiente capaz de excluir perdas auditivas até mesmo em recém nascidos,

por meio da avaliação da elasticidade da membrana timpânica, assim como de movimentos reflexos na presença de sons.

Impedânciometria / Imitânciometria

A Impedanciometria ou Imitanciometria é um exame simples, objetivo e indolor, que consiste em duas partes: timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos.

A timpanometria mede o movimento do tímpano causado pela pressão do ar. Isso ajuda a determinar se há excesso de líquido, acúmulo de cera, perfurações do tímpano ou tumores. 

Uma pequena sonda que se parece com um fone de ouvido é colocada em cada orelha. O ar é empurrado para dentro do conduto auditivo e registrado em um gráfico. A forma do gráfico mostra o movimento do tímpano. 

Ele identifica se o tímpano se move da maneira correta, se está muito rígido, se se move muito ou se tem um buraco. Também pode ajudar a descobrir se uma criança tem uma infecção no ouvido.

A segunda parte da impedânciometria é a pesquisa dos reflexos acústicos

Consiste basicamente em um som alto que causa uma contração no músculo estribo. Isso fará com que a impedância da cadeia ossicular aumente devido à diminuição da mobilidade. Esse reflexo é registrado e depois estudado para se ter uma ideia orientadora do nível de audição do paciente. 

Impedânciometris Pediátrica 

Este teste não é invasivo, não requer nenhuma ação ou participação por parte do paciente e é realizado no intervalo de um minuto ou menos. 

Com essas características, é um teste que pode ser facilmente realizado em crianças, até mesmo em recém-nascidos. 

 

Impedânciometria, onde fazer?

Aqui na AudioLiv recomendamos fortemente que você cuide da sua saúde auditiva em todos os momentos, e que conheça todos os diferentes testes e procedimentos criados para descobrir possíveis doenças que você pode (ou não) ter e como melhorar essa situação se necessário. 

bottom of page