Implante Coclear
O Implante Coclear é diferente de um aparelho auditivo tradicional, que capta o som por meio de um microfone, em seguida, torna o som mais alto e envia um sinal chamado de “sinal acústico”, através do sistema auditivo.
Os implantes cocleares usam um tipo diferente de sinal “um sinal elétrico”.
Que estimula o nervo auditivo e transporta informações para o cérebro.
O implante coclear consiste em uma parte externa que fica atrás da orelha e uma parte interna que é colocada cirurgicamente sob a pele.
Dentro dessas duas partes, há várias partes:
O microfone capta o som.
O processador de fala analisa e organiza o som.
O transmissor e o receptor/estimulador recebem sinais do processador de fala e os convertem em sinais elétricos.
Um grupo de eletrodos recebe os impulsos e os entrega a diferentes partes do nervo auditivo (o nervo que vai do ouvido interno ao cérebro).
Este processo não restaura a audição normal. Em vez disso, dá ao cérebro as ferramentas necessárias para processar e compreender o som e a fala.
Quais são as etapas para realizar um implante coclear?
Avaliação: o médico otorrinolaringologista é o responsável por conduzir a avaliação para o candidato ao implante coclear. Ele solicita todos os exames necessários, como exames de imagem, para averiguar a integridade da cóclea e avaliação de percepção de fala, que é realizada pelo fonoaudiólogo com o objetivo de verificar se realmente o aparelho auditivo não traz mais benefícios ao usuário.
Implantação: sendo o paciente candidato ao implante coclear, ocorre a etapa cirúrgica, em que será implantado o eletrodo dentro da cóclea.
Ativação: em média, após quatro semanas da cirurgia será agendada a ativação do implante coclear. Nesta etapa, o fonoaudiólogo ligará o processador de fala pela primeira vez, para possibilitar o funcionamento do implante e dar acesso aos sons.
Reabilitação: para facilitar o processo de adaptação com o implante coclear e ter a melhor experiência auditiva possível, a reabilitação é fundamental. Somente com o acompanhamento fonoaudiológico semanal é que o usuário poderá alcançar sua melhor compreensão de fala e desempenho de comunicação.
Mapeamentos: ao longo do primeiro ano, o usuário de implante coclear vai ter um acompanhamento próximo ao seu fonoaudiólogo para aumentar gradativamente o volume do implante coclear até atingir o máximo de estimulação possível. Esses mapeamentos têm melhor resultado quando combinados com a reabilitação auditiva.
Aqui na Audioliv contamos com profissionais altamente especializados na avaliação de candidatos ao Implante Coclear.
Além da avaliação e ativação, na Audioliv oferecemos consultas para o mapeamento e acompanhamento da adaptação com o implante coclear.
Damos o suporte para as principais marcas de Implante Coclear:
Cochlear, Med-el e Oticon Medical.