Escolher o aparelho auditivo ideal requer consideração cuidadosa, pois as necessidades auditivas variam de pessoa para pessoa. Além disso, mais importante do que um bom aparelho auditivo é ter um profissional bem capacitado que selecione o modelo ideal e regule esse dispositivo adequadamente. Aqui estão alguns passos importantes para ajudá-lo a tomar uma decisão consciente e sábia na hora de escolher um aparelho auditivo:
1 - Consulte um otorrino, preferencialmente especialista em ouvido: O médico otorrinolaringologista irá avaliar o paciente em busca de um diagnóstico de perda auditiva, sua causa e irá solicitar exames pertinentes baseado em suas hipóteses diagnósticas. Existem várias causas de perdas de audição e algumas delas são tratadas com medicamentos ou cirurgias. Caso o uso de um aparelho auditivo seja a solução, ele deverá encaminhar ao audiologista para seleção, adaptação e seguimento com o aparelho. Além disso, o otorrino participa ativamente no acompanhamento dos pacientes em uso de aparelho, já que será o responsável pela limpeza do canal em caso de cerume, tratamento de infecções e irritações inerentes ao uso do aparelho, etc.
2 - Procure um fonoaudiólogo, especialista em audiologia: Depois de indicada a prótese auditiva por um otorrino, uma avaliação fonoaudiológica com um especialista em audiologia experiente é essencial. Existem por aí muitas “Lojas de Aparelho Auditivo” que oferecem dispositivos com centenas de recursos, mas não necessariamente com um profissional capacitado que faça o acompanhamento da adaptação do aparelho auditivo, através de consultas periódicas para orientações e ajustes baseado nas necessidades individuais de cada paciente. Um bom profissional avaliará suas necessidades auditivas, levando em conta o tipo e severidade da perda auditiva, a anatomia da orelha e conduto auditivo, as atividades de vida diária do paciente, como profissão e vida social, a destreza manual, sendo a capacidade do paciente em manipular o aparelho auditivo no dia a dia. Somente diante dessas perspectivas ele irá determinar as opções de aparelhos auditivos adequadas para o paciente.
3 - Modelos de Aparelho Auditivo: Existem diversos tipos de aparelhos auditivos, como os modelos intra-auriculares (ITE), retroauriculares (BTE), microcanais (“Aparelho Invisível”), entre outros. A escolha de um modelo é uma decisão que depende da preferência pessoal do paciente, mas também do grau de perda auditiva, de fatores físicos, como o tamanho do seu canal auditivo, destreza manual para manipulação e conservação do dispositivo, etc. Por esse motivo, com a escolha de um audiologista, essa decisão fica mais assertiva.
4 - Tecnologia e Recursos: A tecnologia dos aparelhos auditivos varia em termos de recursos e funcionalidades. Alguns aparelhos possuem conectividade Bluetooth para se conectar a dispositivos eletrônicos, como smartphones e TVs. Recursos como cancelamento de ruído, direcionalidade do microfone e ajustes automáticos podem ser importantes dependendo do seu estilo de vida. Mais uma vez, um bom profissional irá ajudar na escolha desses recursos para suprir as necessidades individuais do paciente.
Comments