top of page

Mitos e verdades


Certamente, há alguns mitos e verdades comuns associados aos aparelhos auditivos. Vamos esclarecer alguns deles:


Mito: Aparelhos auditivos são apenas para pessoas idosas. Verdade: Embora a perda auditiva seja mais comum entre os idosos, pessoas de todas as idades podem sofrer com esse problema. Aparelhos auditivos podem beneficiar pessoas de todas as faixas etárias, desde jovens até idosos.


Mito: Usar aparelhos auditivos vai resolver todos os problemas de audição. Verdade: Aparelhos auditivos podem melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas com perda auditiva, mas eles não restauram a audição normal. O Aparelho auditivo é uma prótese. Alguém que perde a perna e coloca uma prótese de perna, precisará de um período para se adaptar a ela. Com o aparelho é semelhante!! O sucesso da reabilitação auditiva depende da escolha do modelo correto de aparelho para o paciente, de tempo e uso do aparelho e principalmente de um bom audiologista que faça o seguimento e regulagens necessários conforme as demandas auditivas do paciente.


Mito: Aparelhos auditivos são grandes e visíveis. Verdade: Atualmente, há uma variedade de estilos de aparelhos auditivos, incluindo modelos pequenos e discretos que se encaixam dentro ou atrás do canal auditivo. Alguns são praticamente invisíveis quando usados. O modelo ideal no entanto deve ser avaliado por um audiologista junto com o otorrino e o paciente, buscando suprir as necessidades individuais do paciente, inclusive, quando possível as demandas estéticas.

Mito: Aparelhos auditivos são incômodos e desconfortáveis.

Verdade: A tecnologia moderna permitiu a criação de aparelhos auditivos mais leves e confortáveis. Embora possa haver um período de adaptação, muitos usuários relatam que se acostumam rapidamente e apreciam a melhoria na qualidade de vida. Para uma adequada adaptação o audiologista competente irá saber escolher a oliva que melhor se adequa ao conduto do paciente e que supre a perda auditiva dele. Irá também regular a prótese para garantir acesso aos sons mas sem exagerar no volume a ponto de causar desconforto.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page